Tecnologia permite que papel digital "fale" com as pessoas

quinta-feira, 26 de março de 2009

São Paulo – Acesso a informações digitais inclusas no papel é feito através do toque em uma tela, ouvidas através de alto-falante.
O protótipo de uma nova tecnologia de papéis digitais que falam com as pessoas já existe. As informações digitais estão inclusas no papel e podem ser acessadas pelo simples toque na área de uma tela. As informações são ouvidas através de um alto-falante impresso.A tecnologia é resultante do projeto de pesquisas Four Paper, da Mid Sweden University. Os pesquisadores trabalham na quarta geração de produtos de papel que se comunicam com computadores.O pesquisador Mikael Gulliksson explica como a tecnologia funciona. É uma combinação de papel e códigos gráficos impressos com tintas eletronicamente condutoras, sensíveis à pressão. A informação digital está no papel, que, quando tocado, a transmite através de um alto-falante impresso.Aplicações poderiam ser desenvolvidas para campanhas publicitárias, marketing e eventos. Por enquanto, há um grande modelo de tela que demonstra como a tecnologia pode ser utilizada junto às propagandas.Quando a pessoa toca uma imagem ou texto, ela ouve a mensagem publicitária audiovisual. Ao invés de possuir uma superfície de propaganda plana, este anúncio convida as pessoas a entrarem e interagirem com a mensagem.A mesma tecnologia foi usada como protótipo para uma mesa digital de música. Neste caso, álbuns de música são impressos diretamente no papel e as músicas podem ser ouvidas através do toque da capa do álbum. O som então sai diretamente do papel.Depois do uso, as telas podem ser encaminhadas à reciclagem. O objetivo é desenvolver uma plataforma de produto completamente baseado em papel para produtos de marketing e serviços diversos.

Estréias da semana (19/01 a 26/01)



A Pantera Cor-de-Rosa 2
Comédia
Milk
Drama
Rio Congelado
Drama
Um Hotel bom pra Cachorro
Comédia
Trailers inéditos
A Era do Gelo 3
Animação
As Ruínas
Terror
Baby Mama
Comédia
Control
Drama
Dragon Ball: Evolution
Ação/Aventura
Jornada nas Estrelas
Aventura/Ficção
Lust, Caution
Drama
Marido Por Acaso
Comédia/Romance
Monstros vs. Alienígenas
Comédia/Animação
O Guru do Amor
Comédia
Ressaca de Amor
Comédia/Romance
Semi-Pro
Comédia
Smart People
Comédia/Drama
Sleepwalking
Drama
Stop-Loss
Drama/Guerra
Um Amor Para Toda A Vida
Romance
Um Jogo de Vida e Morte
Drama/Suspense

Anjos da Noite não arrisca e apela para estética de Matrix


É cada vez mais inegável que a estética criada pelos irmãos Wachowski para a trilogia Matrix realmente mudou o cinema de ação em Hollywood. Anjos da Noite - Underworld pode ser considerado mais um subproduto da franquia que consagrou Neo, Morpheus e Trinity e seu exército de rebeldes.
Mesmo assim, o fato do estreante diretor de Anjos da Noite - Underworld Len Wiseman beber da fonte de Matrix não compromete a fita, que consegue garantir divertimento com uma história bem contada ainda que repleta de clichês.
O roteiro acerta em cheio o gosto de fãs de jogos de RPG como Vampire e Werewolf. O submundo da terra é palco de uma guerra milenar entre vampiros e lobisomens, que lutam por sua supremacia.
Selena (Kate Beckinsale) é uma vampira e líder de um grupo de justiceiros que caçam lobisomens. Em uma de suas investidas noturnas ela encontra Michael (Scott Speedman), um humano procurado pelos licantropos (nome científico dos lupinos).
A chama da paixão entre os dois logo começa a criar problemas para Selena que entra em conflito com Kraven (Shane Brolly), chefe do clã dos vampiros. Ela então resolve despertar Viktor (Bill Nighy), o ancião vampiro que repousava há séculos.
Enquanto isso, Lucian (Michael Sheen), líder dos lobisomens, continua sua caça à Michael por acreditar que o jovem é a chave para que os lupinos vençam a guerra contra os vampiros.
Abusando de cenas de ação, Wiseman faz de Anjos da Noite - Underworld uma produção que não arrisca o orçamento dos produtores, e garante sucesso de público. Tanto que duas seqüências já estão a caminho e tanto Scott Speedman quanto Kate Beckinsale já estão no elenco provável.
E já que com Matrix deu certo, as continuações de Underworld estão programadas para serem lançadas em 2005, assim como ocorreu com Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, que chegaram aos cinemas em 2003 com pouco mais de cinco meses de diferença entre eles.

Anjos da Noite - Underworld
Título original
Underworld
Gênero
Ação,Terror
Ano
2003
País de origem
Brasil, Alemanha, Hungria, Reino Unido, Estados Unidos
Duração
121 min.
Classificação
16 anos
Língua
Português, Inglês
Cor
Colorido
Som
DTS Dolby SDDS Digital
Diretor
Len Wiseman
Elenco
Kate Beckinsale, Scott Speedman, Shane Brolly, Michael Sheen
Vídeos

Assista ao vídeo